quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Projeto de aula: Aprendendo Fábulas e gostando de ler


Justificativa:
Além de estar presente no currículo e no cronograma da Prova Brasil, a fábula é um gênero muito importante, uma vez que está presente desde a literatura infantil até a juventude, na Literatura Infanto-Juvenil.

Objetivo geral:
- Fazer com que os alunos apreendam qual é o verdadeiro objetivo da fábula, bem como suas características e particularidades, além de se interessarem mais pela leitura.

Objetivos específicos:
- Através da fábula, retomar conteúdos ortográficos e gramaticais, com ajuda da correção coletiva e individual.
- Estimular nos alunos o interesse pela produção e escrita de textos de diversos gêneros.
- Fazer com que os alunos ganhem “desenvoltura”, percam o medo, através de apresentação para as outras turmas.
- Deixar que as outras turmas vejam os trabalhos desenvolvidos, a fim de se interessarem e se relacionar melhor com a turma.

Metodologia
Trabalhar com escrita e oralidade sempre à base de diálogo; trabalhar a interdisciplinaridade, uma vez que há ilustração após a produção de texto, com atenção para a criatividade do aluno. Descobrir, junto com o aluno, possíveis erros e acertos na realização da atividade.

Recursos
Quadro negro, giz, Papel sulfite, lápis de cor, etc.

Introdução
- No primeiro momento, deve-se contar (ler) uma fábula para as crianças(segue anexo), sempre gesticulando, interagindo com elas.
- Após a leitura, deve acontecer a interpretação e o entendimento oral da fábula. O professor deve explicar as características da fábula, atentar para a moral da história, etc.

Desenvolvimento
- O professor pode optar por fazer a reprodução coletiva da fábula, mudando a visão e a versão da história, por exemplo, e passando para a primeira pessoa.
- No quadro, escrevendo a fábula, o professor deve chamar a atenção para a escrita das palavras, pontuação, seqüência de idéias, dentre outros elementos imprescindíveis na construção de textos.
- A fábula deve ser registrada no caderno.
- A próxima etapa é a criação individual de fábulas, que é a meta principal deste projeto. Nessa etapa, o professor deve orientar os alunos a escreverem suas próprias fábulas. Ele pode propor algumas sugestões de título, tais como:
· O homem e o rio;
· O sapo e a mosca;
· A formiga e a galinha;
· O gato e o cachorro;
· O leão e a formiguinha;
- Ou até mesmo deixar a livre escolha individual do aluno;

- Estas produções poderão ser realizadas em folhas avulsas para que haja um posterior reajuste por parte do professor. Caso os alunos não consigam terminar esta atividade poderão realizá-la na próxima aula (recolher as folhas).

Conclusão
- A conclusão deste projeto de aula se dá em 3 partes, para fixação do conteúdo trabalhado:

1º - Apresentação dos alunos da 4ª Série em uma hora cívica, festa, etc. à pode-se escolher 3 alunos (ou mais, caso o professor assim o desejar) para lerem suas fábulas no microfone (ou até mesmo declamar sem microfone), e mais 6 alunos para recitarem uma poesia sobre leitura, cada um com uma estrofe (segue anexo). No fim de todas as leituras, todos os alunos da turma gritam em coro: “VIVA A LEITURA!”.

2º - Exposição das fábulas à As fábulas podem ser digitadas, ou passadas a limpo pelo próprio aluno, juntamente com alguma ilustração, para serem expostas no mural da escola a fim de que todos vejam os resultados.

3º - Confecção de um livro à com as fábulas digitadas e com ilustrações feitas pelos alunos, todas podem ser reunidas a fim de confeccionar um livro, que pode ser reproduzido conforme a possibilidade da escola.

 Sugestão de fábula para ser contada

O GALO QUE ENGANOU A RAPOSA
Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: "Deixa estar, seu malandro, que já te pego!" E em voz alta:
- Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor.
- Muito bem!´ exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que também eles tomem parte na confraternização.
Ao ouvir falar em cachorros, Dona Raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a correr, dizendo:
- Infelizmente, amigo Co-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica pra outra vez a festa, sim? Até logo.
E raspou-se.
Contra esperteza, esperteza e meia.
(LOBATO, Monteiro, Fábulas, editora brasiliense, 2004, p.19)

 Sugestão de poesia sobre leitura

A leitura

A leitura nos faz viajar
Por lugares nunca vistos,
Por terras desconhecidas,
Por lugares tão bonitos
Que transforma nossas mentes,
Deixando-nos mais eruditos.

A leitura faz a gente
Se sentir mais importante.
A leitura é coisa fina,
A leitura é diamante
Que lapida a nossa mente,
E nos transforma em gigante.

A leitura é um prazer
Que encanta e que transforma.
O ser humano que sabe ler
Vira contador de história,
Fica mais inteligente
E muito mais cheio de glória.

A leitura é uma viagem
Por mundos que não vivemos,
Por lugares reais ou fictícios
Os quais nós descobriremos.
Essência da sabedoria,
Com ela nós aprendemos.

Quando eu leio, eu aprendo
A pensar da forma certa
Fico mais inteligente
Fico muito mais esperta
Parece que quando leio
Mais uma porta é aberta.


Sem leitura o ser humano
É chamado analfabeto.
Não consegue entender nada,
Nem o que está mais perto.
Por isso, meu caro amigo,
Leia mais! Seja esperto!


Professor: Ricardo Augusto Kreuzberg da Fontoura – 4ª C

Nenhum comentário:

Postar um comentário