terça-feira, 16 de abril de 2013

"Televisando o Futuro" - A nossa escola também está participando!!!


Logo edição 2013 Televisando


Televisando o Futuro é um projeto de comunicação e educação, que, por meio de reportagens exibidas na programação da RPC TV, busca promover a reflexão sobre temas sociais relevantes e contribuir para construção da cidadania. A proposta é colocar a força da televisão a serviço da educação e mobilizar educadores, educandos e familiares para soluções éticas, sustentáveis e transformadoras.
Desenvolvido em parceria entre RPC TV,Instituto GRPCOM, secretarias de educação e instituições de ensino superior, o projeto Televisando o Futuropropõe iniciativas de reflexão e ação que contribuem com a formação crítica de crianças e jovens, alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas municipais e estaduais situadas na área de abrangência do projeto. Saiba mais, no vídeo ao lado, apresentado por Ana Gabriela Simões Borges, Coordenadora de Projetos do IGRPCOM.

Concurso Cultural Televisando o Futuro

Em 2013, o tema central do projeto é "Cidadania: Direitos e Deveres". Uma das ações principais é o Concurso Cultural Televisando o Futuro.

Para assistir ao vídeo de apresentação do projeto visite o site do Instituto GRPCOM.

João Cidadão é o personagem das cartilhas do Televisando 

2013


João Cidadão (Foto: Gilberto Yamamoto/Gazeta do Povo)
João Cidadão não é professor, mas tem muito a ensinar para a sociedade. Criado pelo jornal Gazeta do Povo, o personagem João Cidadão tem o objetivo de guiar e conscientizar os leitores sobre questões de cidadania – temática recorrente no jornalismo diário relacionada à prática de direitos e deveres previstos pela legislação. Pensando nisso, para trabalhar a temática do Televisando o Futuro 2013 – Cidadania: Direitos e Deveres, a formação dos professores prevê todas as cartilhas do personagem, para que o professor possa explorar esse tema na escola.
Televisando o futuro (Foto: Gazeta do Povo)
Para desenvolver o protagonista e todos os coadjuvantes da história, o ilustrador do jornal, Gilberto Yamamoto, utilizou uma técnica conhecida no cinema e na televisão a partir do recurso da modelagem em massa, usado em animações como as do pinguim Pingu. Durante um mês, ele se dedicou exclusivamente a esse trabalho para que João ganhasse rosto, corpo e expressão.
Televisando (Foto: Gazeta do Povo)
Os episódios vividos por João são a linha condutora de um projeto que conta a história desde o nascimento do personagem, com o registro e todas as garantias que um recém-nascido possui; em seguida acompanhamos o crescimento, com destaque para o direito à educação, ao desenvolvimento profissional e aos contratos trabalhistas até a aposentadoria e ao plano de saúde.

O diretor de redação da Gazeta do Povo, Nelson Souza Filho, explica que o intuito do projeto é despertar o interesse dos leitores pela cidadania e orientá-los sobre como fazer valer os direitos de forma dinâmica. “Esperamos que esta série leve aos leitores um serviço abrangente, que estimule a busca por direitos e pelo exercício da cidadania”, afirma.
A cartilha João Cidadão integra diferentes mídias e pode ser um importante material especialmente para os professores matriculados no Televisando o Futuro. Para o gestor do projeto, Everton Renaud, o material é fonte de conhecimento e aprimoramento para que os professores possam conhecer mais sobre o assunto, além de ser atrativo também aos alunos. “É uma forma divertida e eficaz de discutir os aspectos de cidadania presentes na vida de cada pessoa”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário